5º CINEBARU
Mostra Sagarana de Cinema Abril-maio 2021

FalaBaru! Podcast

O desejo de comunicar e chegar mais perto das comunidades durante a pandemia contribuiu para a chegada do FalaBaru. Fruto da rede de comunicadores do Mosaico Sertão Veredas-Peruaçu, uma ação plantada em 2018 pelo Rosa e Sertão e Manzuá, o FalaBaru! ganha novas sementes com a parceria do CineBaru. 

Feito por estudantes do distrito de Sagarana, Arinos e Chapada Gaúcha, do Ponto de Cultura Seu Duchim, os podcasts visam produzir informação e orientação de ações de prevenção à Covid-19 e também valorizar o registro oral,  memória e histórias dos lugares de cada podcaster.  

Sua circulação se dá por meio de whatsapp no território do Grande Sertão: Veredas, Sagarana, Arinos e Chapada Gaúcha e pode ser acessado pelo Spotify. O sonho é chegar às rádios comunitárias e viralizar pelo território baiangoneiro. 

Essa ação continua sendo realizada graças às doações feitas para a campanha de solidariedade do Nutre Sertão Veredas e o financiamento colaborativo do CineBaru. Nossa meta é realizarmos mais duas oficinas de comunicação, produção de podcast e produção de conteúdos junto à rede de jovens comunicadores e circular 20 podcasts até dezembro de 2020.

Coordenadores

Damiana Campos

É curadora intuitiva, artista e ativista quântica. Colabora com Rosa e Sertão, Manzuá e Cinebaru.

João Carlos Freitas

Sagaranense, artista e arte educador em formação. Poeta, pesquisador, andante e dançarino.

Participantes Bolsistas

Lucas Emanuel Campos

De Chapada Bonita (Gaúcha) e estudante do Instituto Federal de Brasília. Sou artista norte mineiro. Me comunico por meio do canto, cena e corpo! Desejo comunicar beleza e verdade aos povos da região e, assim, reverberar no mundo todo.

Matheus Freitas

Sou da vila Sagarana e estudante do ensino médio, tenho 19 anos. Quero ter uma comunicação melhor com as pessoas de Sagarana e com todas as pessoas que se interessam em receber nossos áudios informativos. Tenho um grande sonho: fazer Sagarana se tornar um lugar melhor, para que as pessoas sejam ainda melhores umas com as outras.

Roger Martins

Sou de Arinos-MG. Tenho 17 anos, sou egresso do curso de Informática no IFNMG - Campus Arinos, atualmente, graduando de Cinema e Audiovisual, IFG - Cidade de Goiás. Sou apoiador do CineBaru, como uma forma de democratização do cinema no interior e pelas oportunidades de concorrências no festival. Sou um comunicador nato, líder estudantil, orador, criador de conteúdo e audiovisual. 

Sara Benicio

Sou da vila Sagarana, ribeirinha do Marques. Gosto muito de ajudar as pessoas e dar o meu melhor em tudo que eu faço. Acho muito importante que a gente se comunique e leve informações ao próximo, principalmente em tempos difíceis como este de pandemia.

Podcasters amigues

Amanda Geraldes

Historiadora e produtora cultural, pesquisadora da memória, das culturas populares, da história da alimentação e da cultura material.

Jean Marconi

Formado em Processamento de Dados com especialização em Gerência de Projetos pela FGV. Aprendeu com a memória afetiva da família goiana a valorizar as nuances da cozinha regional. As panelas de cobre das tias doceiras e os almoços preparados pelas primas cozinheiras em panelas de barro fizeram com que descobrisse o prazer da boa mesa, sempre apreciando produtos locais. Associado do Slow Food desde 2010, dedica parte de seu tempo ao ativismo relacionado ao alimento como o combate aos transgênicos e à monocultura e a valorização da cultura alimentar no cerrado.

Leo Yu Marins

Paulista com ascendente em queijo meia cura. Produtor cultural, designer gráfico e pesquisador de culturas tradicionais.

Rhaul Oliveira

Cerratense, goiano, bacharel em ciências biológicas, mestre, doutor e pós-doutor na área ambiental, tem interesse em educação e conservação da natureza.