CINEBARU
Mostra Sagarana de Cinema 28-30 Setembro | 2023

Sagarana

Chegando na Vila

A vila de Sagarana fez parte de um processo de colonização agrícola de efeito social promovido pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) na década de 70, sendo, então, o segundo projeto de Assentamento Rural de Reforma Agrária do Estado de Minas Gerais. Localizada no cerrado, nesse sertão de veredas e matas, Sagarana apresenta uma enorme biodiversidade de fauna e flora, além de nascentes e veredas que formam cursos d’água relevantes para a região.

O médico, diplomata e escritor João Guimarães Rosa inscreveu Contos num concurso em 1938, livro que viria a ser a primeira versão de Sagarana, coletânea com novas histórias publicada em 1946. O nome remete ao ‘saga’ – algo heroico, uma lenda – somado ao ‘rana’, termo que remete à semelhança, ou seja: Sagarana, numa definição direta e reta, seria ‘tipo uma coisa muito foda’.

No noroeste das Minas Gerais, nos anos 1970 e, portanto, com Rosa já morto, o INCRA definiu um assentamento a cerca de 300km de Brasília, numa área que pega parte do município de Arinos. Sabe-se lá se leitor voraz do mineiro ou só um apaixonado pela sonoridade do termo-homenagem, um técnico, no vai-e-vem da demarcação ou do preenchimento de um formulário qualquer cravou: Estação Ecológica Sagarana.

Estava forjado o encantamento. Se o cenário de Rosa é o Gerais, Sagarana toma para si a referência poética do livro primeiro.

Como chegar

Hospedagem Comunitária

Seja muito bem-vindo a Sagarana!

Para receber você que vem para o CineBaru, articulamos junto à comunidade um circuito de hospedagem comunitária. Várias famílias da vila abriram suas casas para oferecer pouso para o visitante!

Esse formato de hospedagem é uma maneira bacana de conhecer mais um pouco sobre a vila e sua gente! Se você tiver interesse é só entrar em contato diretamente com os anfitriões.

Alimentação

A vila de Sagarana possui mercados, bares e pequenos comerciantes. Mas, para garantir o abastecimento durante o festival, o CineBaru preparou uma cozinha para atender ao público e à comunidade com preços populares.

A mostra organiza os serviços de café da manhã, almoço e jantar! Fique atento ao horário de funcionamento, pois contamos com essa logística para não atrasar a nossa programação! Você pode desfrutar também de toda a cordialidade sagaranense nos botecos da vila!

Alimentação no CineBaru

Café da Manhã

Feirinha com as quituteiras da vila
Local: Esquina da Geodésica
Horário: 7h às 9h
Quinta à sábado

Almoço

Restaurante Comunitário CineBaru
Local: Salão Paroquial
Horário: 11h às 13h30
Quinta à sábado
Preço por pessoa: R$ 15,00

Jantar

Barraquinhas comunitárias com diversas opções
Local: Esquina da Geodésica
Horário: 18h30 às 22h
Quinta à sábado

Bares, lanches e mercearias – Bebidas em geral, salgados, lanches, refeições ou tira-gosto, hortifrutigranjeiros

1. Pont’s Bar

Maria do Bar

Horário livre

2. Bar Olhos de Gata Louca

Raquel Teixeira

Horário Livre

3. Aconchego Bar

Domingas e Expedito

Horário Livre

4. Drink’s Bar

Eugênio

Horário Livre

5. Armazém do Zé Paulo

Lia e José Paulo

7h às 20h

6. Mercado Bom Preço

Waguin e Driele

7h às 20h

7. Mercado Damas

Salvador

7h às 20h

8. Mercearia Sagarana

Neide

7h às 20h

9. Bar Cachoeira da Ilha

Branco

7h às 20h

10. Bar do Davi

14h até madrugada

11. Pit Stop

Thais e Fernando

19h às 23h

O que fazer