CINEBARU
Mostra Sagarana de Cinema 19-21 Setembro | 2024

Nossos parceiros

O CineBaru articula parcerias a fim de otimizar e fortalecer o nosso projeto.

Saiba mais sobre nossos parceiros!

 

Existem muitas entidades que trabalham há décadas para o desenvolvimento sustentável de Sagarana e de toda a região do norte e noroeste mineiro. São muitas as ações e atividades desses órgãos que lutam para valorizar o cerrado, a cultura, os saberes e o trabalho do povo do sertão. Assim, o CineBaru soma forças às propostas desenvolvidas por entidades como o Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (CRESERTÃO), o Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG), o Instituto Rosa e Sertão, o Caminho do Sertão e o projeto Meu Cinema, Nosso Território.

 

Para além desse território, temos uma parceria com o SescTV, um grande aliado na missão de democratização do acesso ao cinema. A colaboração entre o CineBaru e o SescTV acontece desde a segunda edição da nossa Mostra, realizada em 2018, com a “Seleção Especial SescTV“, que escolhe um filme da nossa Mostra Competitiva Regional Baiangoneira para conceder uma premiação no valor de R$ 5.000,00 (cinco mil reais) referente a um contrato de exibição por dois anos em sua programação.

Cresertão

O Centro de Referência em Tecnologias Sociais do Sertão (CRESERTÃO) é uma ONG fundada em 2010, sediada em Sagarana - Arinos/MG. Certificada como Ponto de Cultura, Memória e Inclusão Digital, sua missão é demonstrar, divulgar e aplicar Tecnologias Sociais. Combinando saberes populares e conhecimento científico, o CRESERTÃO promove soluções de baixo custo e ecologicamente sustentáveis, gerando trabalho, renda e preservação cultural. Parceiro do CineBaru em todas as edições, o CRESERTÃO contribui na realização e produção do evento, fortalecendo a cultura local e regional.

Instituto Estadual de Florestas (IEF-MG)

Instituto Estadual de Florestas (IEF) é uma autarquia do Governo de Minas Gerais que tem como missão assegurar o desenvolvimento sustentável, através da execução das políticas florestal e de proteção da biodiversidade. Assim, o IEF é responsável pela identificação, criação e implantação de áreas protegidas, chamadas Unidades de Conservação. Em Sagarana, o IEF (Escritório Regional Noroeste) é responsável pelo Parque Estadual de Sagarana, uma unidade de conservação de Proteção Integral, uma das mais importantes áreas protegidas do noroeste de Minas Gerais. O Parque abriga uma diversidade de fauna e flora do bioma Cerrado e é responsável pela manutenção dos recursos hídricos da região. O Parque Estadual de Sagarana trabalha na conservação, prevenção e combate de incêndios florestais, praticando a conscientização da população através de educação ambiental, palestras e visitas preventivas, além de estar aberto a pesquisa nas mais diversas áreas do meio ambiente.

Instituto Rosa e Sertão

O Instituto Rosa e Sertão é uma organização de base feminina, criada em 2007 pelo desejo de professoras da rede municipal, moradores e moradoras de comunidades tradicionais do município de Chapada Gaúcha de envolver toda a cidade no trabalho com cultura, música e arte, que já era realizado nos pátios da escola e nos encontros e brincadeiras do Encontro dos Povos do Grande Sertão Veredas.
As ações do Rosa e Sertão buscam fortalecer espaços e tempos educativos e culturais em que os povos tradicionais do Cerrado nortemineiro se vejam representados e valorizados. O Instituto também cria propostas de fruição artística, dialogando com os saberes dos antigos e a produção contemporânea do Sertão e do mundo.

O Caminho do Sertão

O Caminho do Sertão: De Sagarana ao Grande Sertão Veredas é uma trilha sócio-eco-literária que oferece uma imersão no universo de João Guimarães Rosa, na literatura, na geografia, nos saberes e fazeres dos habitantes dos vales dos rios Urucuia e Carinhanha, no noroeste e norte de Minas Gerais. Propõe-se uma jornada de 186 km, a ser percorrida a pé, em 7 (sete) dias, saindo do distrito de Sagarana, no município de Arinos-MG, para chegar à cidade de Chapada Gaúcha, onde se situa parte substantiva do Parque Nacional Grande Sertão: Veredas. É uma jornada socioambiental pela diversidade do cerrado mineiro, em que se fundem veredas, lagoas, rios, comunidades tradicionais, povoados, assentamentos de reforma agrária, grandes fazendas do agronegócio e unidades de conservação (Parque Estadual Sagarana, Reserva de Desenvolvimento Sustentável Veredas do Acari, Parque Estadual Serra das Araras e Parque Nacional Grande Sertão: Veredas).

Meu Cinema, Nosso Território

O Meu Cinema, Nosso Território surgiu em 2021 como um braço formativo do CineBaru, dedicado a realizar oficinas virtuais e residências artísticas com o objetivo de formar novos realizadores audiovisuais e estimular a produção cinematográfica local. Sua missão é trazer um olhar sensível para os territórios a partir dos direitos humanos, priorizando temas como tradição, cidade e sertão, mulheres no sertão, meio ambiente e cinema, e ativismo.

Sesc TV

O SescTV é o canal cultural do Sesc que reconhece a arte e o meio audiovisual como um potente recurso agregador à transformação social. O canal tem como proposta a democratização ao acesso de conteúdos e inovação artística e sua programação é composta por documentários, espetáculos, filmes e discussões críticas em série sobre sociedade e cultura, e diversas linguagens artísticas.