2021, 1', MG
Classificação etária
MEU CINEMA, NOSSO TERRITÓRIO é uma residência em criação audiovisual voltada, principalmente, para profissionais e estudantes de cinema da região norte e noroeste de Minas Gerais. Reflete sobre a possibilidade de provocar desvios, no sentido de criar um deslocamento dos estigmas hegemônicos e padronizantes do cinema clássico/comercial para um outro colaborativo, inclusivo e crítico, proporcionando trocas de experiências, estabelecendo interlocuções e criações coletivas entre os residentes.
No conjunto, os filmes trazem questionamentos sobre como mais de 70 anos depois de sua publicação, os direitos assegurados pela DUDH estão sendo exercidos nos territórios onde cada diretor(a) está inserido(a). Apresenta-se um recorte sensível sobre os direitos básicos à existência, à vida e à cultura, uma percepção, pelo cotidiano, do que nos pode estar sendo constantemente negligenciado e que sempre podemos resgatar.
Outra reflexão bastante presente nas obras é sobre a liberdade de expressão e pensamento, o direito de ser e o direito de sonhar. Como os sonhos, em todas as suas instâncias, abrem possibilidades de criar desvios dos atuais padrões comerciais e estéticos rumo a produções possíveis, vislumbrando narrativas locais, com olhares mais afetuosos, empáticos e generosos para o território e suas gentes.
Direção:
Ficha Técnica:
Orientadores da residência e produtores da Mostra: Isabella Atayde, Maria Miranda, Simone Veloso e Diego Zanotti.